sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Brincando com as letras


Objetivo: Trabalhar as letras do alfabeto e identificar as letras iniciais e finais das palavras.

Conteúdos: Língua Portuguesa

Atividades:

  1. Apresentar a proposta de trabalho e pedir para que as crianças identifiquem o que contém na imagem;
  2. Pedir para que os alunos falem sobre as brincadeiras que mais gostam;
  3. Levar aos alunos parlendas impressas para que possam ser trabalhadas relacionando-as com as brincadeiras retratadas na imagem (pular corda, jogar bola e balanço);
  4. Pedir aos alunos que pinte de vermelho as letras iniciais de cada parlenda e de azul as letras finais;
  5. Dividir a sala em pequenos grupos para que possam manusear o alfabeto móvel;

 
Fonte:www.educacaofisica.com.br

Duas crianças batem a corda, uma de cada lado e, no meio, uma outra pula ao ritmo da música, fazendo todos os movimentos sugeridos:Um homem bateu em minha porta
E eu abri
Senhoras e senhores: põe a mão no chão
Senhoras e senhores: pule de um pé só
Senhoras e senhores: dê uma rodadinha
E vá pro olho da rua
Ra, re, ri, ro, rua

Ao falar a palavra rua, o jogador deve sair da corda e dar lugar ao próximo.

Parlenda da Borboleta:

Voa voa borboleta
Na cascata vai parar
Olha a água devagar!
Anda firme no galho
Solto sem balançar
Voa voa novamente
Para a flor alcançar!

Borboleta amarela
Ficou na janela
Não saiu para passear
Presa no vidro
Sem saber como se safar
Voa voa borboleta
Na cascata vai parar!


Tirado do site contos.poesias.nom.br


BOLA ROLA

ROLA BOLA, BOLA ROLA,

ROLA PEDRA, PEDRA ROLA.

FALA LOGO E NÃO ENROLA

QUE TEU PAI É DE ANGOLA.

Atividade Final: De acordo com a quantidade de computadores disponíveis na escola, dividir a sala em grupos ou de forma individual para que possam completar as parlendas com as palavras que faltam nos espaços em branco.

http://www.educacaodinamica.com.br/games/cantigas.swf

Nenhum comentário:

Postar um comentário